Palestra “O GIFC na promoção da Fertirrigação e Irrigação de lavouras canavieiras” encerra a segunda edição da FiiB

Realizada em Campinas (SP), a segunda edição da FiiB –  Feira Internacional da Irrigação Brasil reuniu stakeholders do setor para debates e negócios

A presença de autoridades e de profissionais renomados do setor de Irrigação marcou o início da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2018 (FIIB 2018) e do XXVII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), que aconteceu de 19 a 21 de setembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro (Shopping Parque Dom Pedro), em Campinas (SP).O evento começou com uma solenidade de abertura que contou com a participação de diversas autoridades do agronegócio nacional. Estiveram presentes: o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim; o presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) Campinas, Arly de Lara Romeo; o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Veras; o diretor geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Augusto Morais Carbonell; o membro da Câmara Setorial de Equipamentos e Irrigação da Associação Brasileira da Industria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq) e diretor plenário do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas, (Sindimaq), Antônio Alfredo Teixeira Mendes; o diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e pesquisador voluntário do Instituto Inovagri, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima; e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.

Na abertura do evento, Denizart Vidigal, presidente da Comissão Organizadora da FiiB, agradeceu a presença de todas as autoridades e deu boas vindas aos visitantes presentes, convidando a todos, para aproveitarem a feira e os debates sobre o setor.

Já o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) e do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), evento que ocorreu simultaneamente à FiiB 2018, Helvecio Mattana Saturnino, destacou a satisfação em firmar a parceria com a organização da feira e a importância de reunir todos os profissionais que atuam com irrigação em um espaço favorável para a discussão de temas relevantes do setor.

Na sequência foi realizada uma conferência inaugural especial, ministrada pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes. Em sua apresentação ele tratou do tema “Irrigação Sustentável para o Futuro”, na qual discorreu sobre o uso da água, reforçando a importância de uma gestão racional e inteligente deste recurso natural que é fundamental para a vida e, consequentemente, para toda e qualquer atividade agrícola, dentre muitas outras. Até o final da programação do evento, muitos outros temas de grande relevância para o setor foram tratados.

Para fechar com chave de ouro esse grande ciclo de conhecimento, o engenheiro Osvaldo Arce Brito, que é sócio gerente da empresa Hidroeng e diretor do GIFC, ministrou a palestra “O GIFC na promoção da Fertirrigação e Irrigação de lavouras canavieiras”. 

Foram mais de 20 palestras sobre os mais variados temas, além de mini cursos. O evento contou ainda com uma grande área de exposição técnica, na qual estão presentes mais de 60 participantes, dentre empresas, associações e instituições. O espaço é destinado à apresentação de produtos e serviços para os visitantes da feira, bem como networking e fechamento de negócios. Assim, aguardamos a terceira edição, da Fiib 2019!