No Encontro do GIFC no CTC foi lançado o “Guia de Boas Práticas para Adutoras de Vinhaça e Águas”

No Encontro do GIFC no CTC foi  lançado o “Guia de Boas Práticas para Adutoras de Vinhaça e Águas”

Dia 10 de maio ocorreu o encontro técnico do GIFC no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba, reunindo associados, colaboradores e patrocinadores, para o lançamento do livro “Guia de Boas Práticas para Adutoras de Vinhaça e Águas”, resultado de mais de 2 anos de trabalhos do GEA – Grupo de Estudos de Adutoras do GIFC.

O presidente do GIFC, José Luiz Rossi Jr., abriu o evento relatando um breve histórico das atividades do GIFC, uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar a irrigação sustentável da cana de açúcar.  A atual Diretoria tem praticado uma nova gestão, buscando a maior participação dos patrocinadores, e também formas de participação junto a parceiros consagrados do setor sucroenergético.

Na oportunidade o engenheiro Mauro Violante, Gerente de Desenvolvimento de Produtos & Assistência Técnica do CTC, apresentou a nova variedade de cana de açúcar CTC20Bt, desenvolvida por este importante Centro de Tecnologia Canavieira para combater a broca da cana.

Culminado o encontro, o engenheiro Miguel Guazzelli, discorreu sobre o “Guia de Boas Práticas para Adutoras de Vinhaça e Águas”, mostrando a pertinência da publicação no sentido de diminuir acidentes com adutoras de vinhaça e águas com: projeto, implantação, inspeção e manutenção adequados.

Finalizando o encontro, o presidente Rossi abriu a discussão para formação do GEI – Grupo de Estudos de Irrigação, com o objetivo de criar um guia de boas práticas de planejamento e operação dos recursos hídricos disponíveis (água, águas residuárias e vinhaça) para o aumento da produtividade dos canaviais com as tecnologias de irrigação e fertirrigação. Após discussão e contribuição dos presentes foi indicado o engenheiro Thácio Arruda, diretor secretário do GIFC, para coordenar os trabalhos deste novo grupo de estudos.

Brevemente este Guia estará disponível em forma eletrônica no site do GIFC.