Irrigação de cana-de-açúcar

A irrigação ainda não é uma realidade nas plantações de cana-de-açúcar no Brasil por seus custos serem considerados elevados. Apesar de muitos afirmarem que a irrigação deve ser incentivada, outros consideram que seria a variedade da cana mais resistente ao déficit hídrico o mais indicado para receber incentivo, quer seja no plantio nas áreas de expansão, quer seja por problemas climáticos. Por enquanto, o simples fato de se deixar a palha no campo ameniza bastante o problema de falta de água, visto que mantém a umidade do solo.

Na decisão pela utilização de irrigação, questões como o período de seca e com que regularidade ele ocorre, a disponibilidade de água e a que distância está a água da lavoura influem diretamente, uma vez que tais questões refletem diretamente no capex e no opex da operação.

A irrigação na cana-de-açúcar é uma tecnologia ainda pouco disseminada e bem inicial em sua curva de aprendizagem. De acordo com alguns entrevistados, o que se ganha em aumento de produtividade se compensa pelo aumento do custo, o que leva as usinas a escolher áreas para plantio mais seguras, que dispensem esse investimento.

Fonte: https://www.novacana.com/…/irrigacao-lavoura-cana-de-acuca…/

Post-06-01 copy