28° encontro do GIFC

O 28º Encontro do GIFC – Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar foi realizado no dia 09 de dezembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Araras (SP). A reunião é a última do ano no cronograma de atividades do grupo e tem como objetivo, além de discutir temas relevantes como manejo varietal e interação do solo, planta e atmosfera em canaviais irrigados, promover a eleição da nova diretoria do GIFC e apresentar um balanço das ações desenvolvidas em 2016.

A programação de palestras do encontro contará com apresentações de professores e pesquisadores da UFSCar – Campus Araras. O professor doutor Sizuo Matsuoka falará sobre “Manejo Varietal em Canaviais Irrigados”, o professor doutor Rubismar Stolf tratará da “Interação solo, planta, atmosfera na cultura de cana-de-açúcar”. Já a Engenheira Agrônoma Katarina Lira Grecco falará sobre “Irrigação na cana-de-açúcar e a importância do bulbo molhado”.

Durante a reunião ainda foi realizada a eleição da nova diretoria do GIFC para a gestão 2017-2018. O encontro contará também com uma mesa redonda que debaterá os principais  temas discutido pelo GIFC em 2016, que terá a coordenação do Professor Doutor da UFSCar Douglas Bizari. No encerramento do evento aconteceu a confraternização de final de ano do grupo.

Para Marco Viana, superintendente do GIFC, 2016 foi um ano de importantes realizações e maior intercâmbio do grupo com outras entidades representativas do setor sucroenergético. “Promovemos a terceira edição do IRRIGACANA com sucesso e participamos de dois importantes eventos, a FENASUCRO & AGROCANA e o Congresso Nacional da STAB, além de realizarmos nossos encontros, debatendo e fomentando as boas práticas do manejo da irrigação em cana”, avalia Viana.

Video do 28º Encontro GIFC:

Nova Diretoria do GIFC:

Confira a matéria na íntegra da Revista Canavieiros clicando aqui!

Download das Palestras:

Fisica do Solo – uma ciencia para duas areas – compactacao e irrigacao – Rubismar Stolf

Irrigação na cana-de-açúcar e a Importância do bulbo molhado Katarina

A Cana e o ambiente – Sizuo Matsuoka